O universo dos produtos para cabelo é muito amplo e traz uma série de ferramentas que buscam facilitar o dia a dia. Dentre elas, estão as escovas alisadoras, que são ideais para quem ama ter os fios lisos.
Muito fácil de usar, esse item está disponível em diversas variações, existindo os que apenas alisam e os que secam e alisam as madeixas.
Ideal para uso doméstico, essas escovas conseguem minimizar o frizz, alinhar os cabelos e algumas ainda os deixam mais brilhantes e macios.
Portanto, nesse artigo preparamos uma apurada seleção com as melhores escovas alisadoras de 2023 para você que está buscando por uma dessas. Vamos lá?
As 6 Melhores Escovas Alisadoras de 2023
- Escova Alisadora e Secadora Soft Brush Philco
- Escova Alisadora Mondial Golden Rose EA-02
- Escova Alisadora e Secadora BEC02 Britânia
- Escova Alisadora e Secadora Taiff Style
- Escova Alisadora Innova Mini Gama Italy
- Escova Alisadora Innova Nano Gama Italy
As escovas alisadoras são consideradas atualmente uma ótima alternativa para as chapinhas, pois deixam os fios com um visual mais natural do que as pranchas.
Elas também se destacam por serem muito fáceis de usar, visto que seu manuseio é praticamente igual ao de uma escova de cabelo comum.
Justamente por isso, variadas marcas investiram na confecção desse produto, sendo que as mais famosas são Philco, Mondial, Gama Italy e Taiff.
No entanto, é sabido que nem todos os produtos disponíveis para compra apresentam uma boa performance. Pensando nisso, nosso time de especialistas fez uma série de testes para determinar quais são as melhores escovas alisadoras de 2023.
Review das melhores Escovas Alisadoras de 2023
A escova alisadora faz um grande sucesso desde o seu lançamento e se tornou a ferramenta de cabelo preferida de muitas mulheres.
Ela é usada principalmente em casa e, por ser fácil de manusear, prática e rápida, consegue deixas os fios lisos e alinhados em poucos minutos.
Deste modo, para saber quais são as opções que mais valem a pena, nosso time de experts testou diversos modelos desse produto em diferentes tipos de cabelo.
Então, agora vamos te mostrar quais são as melhores escovas alisadoras disponíveis para compra, confira:
Escova Alisadora e Secadora Soft Brush Philco
A escova alisadora e secadora Philco Soft Brush se destaca por oferecer uma ótima performance e função 2 em 1, visto que não somente alisa, como também seca os fios.
Ela funciona a uma potência de 1.200 watts e disponibiliza aos usuários 2 velocidades e 3 variações de temperatura, que começam em 80 e chegam a até 230ºC, o que faz com que se adapte aos mais diversos tipos de fio.
Esse modelo é produzido com cerdas de pontas emborrachadas, que garantem um maior conforto durante a sua utilização, e tem um cordão elétrico de 1,8 metros, que é giratório em 360° e dá uma total liberdade ao usuário.
Outro diferencial é que o produto é desenvolvido com a tecnologia de íons negativos de turmalina, que reduzem o frizz, fecham as cutículas, mantém a umidade natural dos cabelos e promovem uma maior maciez e brilho.
O ponto negativo é que essa opção não é bivolt, o que pode dificultar um pouco no momento de levá-la em viagens, e é maior e mais pesada.
E uma escova alisadora similar à essa da Philco é a Taiff Style. Ambas possuem as mesmas funcionalidades, porém a da Taiff oferece uma potência mais baixa e tem valor mais alto.
- Pode ser usada para secar e alisar os fios
- Potência de 1.200 watts
- Três temperaturas
- Cerdas com ponta emborrachada
- Cabo longo e giratório de 360º
- Não é bivolt
- Tamanho e peso maiores
Escova Alisadora Mondial Golden Rose EA-02
Vendida por um ótimo preço, essa escova alisadora da Mondial entrou para a seleção dos nossos especialistas por ser eficiente e apresentar um ótimo custo benefício.
Ela é criada com uma base de cerâmica, que conta com a tecnologia de íons que turmalina, que conferem maior brilho e maciez para os fios, e possui cerdas com molas, que deslizam suavemente pelas mechas e asseguram um maior conforto e segurança.
O produto apresenta um controle de temperatura, que permite ao usuário escolher entre 80 ou 230ºC, tem display digital e vem com um cabo giratório em 360º, que oferece uma ampla liberdade de movimentação.
Essa opção é bivolt, após ligada fica pronta para uso em apenas 1 minuto e ainda acompanha uma nécessaire térmica, que é ideal para o seu armazenamento.
A desvantagem é que a escova não possui uma performance tão boa em cabelos cacheados e para alisá-los é necessário passá-la diversas vezes pela mecha, o que pode acabar prejudicando os fios.
Inclusive, a Mondial conta com outros modelos de escova alisadora e um similar a Golden Rose é o Black Gold. Esse também é bivolt e atinge uma temperatura máxima de 230º. Contudo, suas cerdas são no formato de “U” e produzidas em cerâmica com óleo de argan. Ambas funcionam muito bem, mas a Golden Rose acaba sendo mais fácil de manusear.
- Cerdas com molas
- Bivolt automático
- Acompanha nécessaire térmica
- Tecnologia de íons de turmalina
- Deixa os cabelos lisos, macios e brilhantes
- Não oferece uma boa eficiência em cabelos cacheados
- Apenas alisa e não seca os fios
Escova Alisadora e Secadora BEC02 Britânia
Essa escova alisadora da Britânia apresenta função 4 em 1 e pode ser utilizada para secar, alisar, modelar e dar volume aos fios.
Ela funciona com uma potência de 1.200 watts, tem cerdas duplas de diferentes tamanhos com pontas emborrachadas para maior segurança e oferece 3 variações de temperatura e 2 velocidades.
Esse modelo possui base com revestimento de nanocerâmica, que protege e dá brilho aos cabelos, e conta com a tecnologia de íons negativos, que fecham as cutículas, reduzem o frizz e deixa as madeixas mais macias e sedosas.
Outro diferencial é que o produto tem um formato oval, que facilita no momento de modelar, vem com um cordão giratório em 360º de 1,8 metros e apresenta um design ergonômico.
No entanto, essa é uma escova secadora mais pesada e que não é bivolt, duas características negativas.
A escova Soft Brush da Philco possui especificações técnicas bastante similares a essa opção da Britânia. Mas, a escova da Philco tem uma base plana, enquanto que essa é redonda, o que a torna melhor para dar volume nas madeixas.
- Função 4 em 1
- Potência de 1.200 watts
- Cordão elétrico giratório em 360º
- Cerdas duplas de diferentes tamanhos
- Base de nanocerâmica e tecnologia de íons negativos
- Não é bivolt
- Pesa 700 gramas
Escova Alisadora e Secadora Taiff Style
A Taiff é uma referência em itens para o cabelo e essa escova alisadora também possui a função de secar e modelar os fios, sendo muito prática.
Ela tem um tamanho compacto, o que é ideal para ser levada para qualquer lugar, é leve e realiza uma ação anti-frizz, deixando as madeixas lisas e alinhadas.
Esse modelo é feito com cerdas resistentes, que conseguem secar e desembaraçar sem agredir o couro cabeludo, é equipado com cabo giratório de 1,80 metros e apresenta uma potência de 900 watts.
O produto está disponível nas voltagens de 110 ou 220v e funciona a partir de 2 variações de temperatura + o jato de ar frio. Porém, não permite ao usuário escolher a quantidade de calor exata que deseja para modelar seus cabelos.
Outra opção de escova alisadora da Taiff é a Easy, que possui as mesmas características da Style, mas é feita com um formato oval, que confere mais volume aos fios, e possui potência de 1.200 watts.
- Seca, alisa e modela
- Tamanho compacto e leve
- Ação anti-frizz
- Cabo giratório de 1,80 metros
- Cerdas resistentes e seguras
- Não é bivolt
- Disponibiliza apenas 2 temperaturas além do ar frio
Escova Alisadora Innova Mini Gama Italy
A escova alisadora Innova Mini, da Gama Italy, é ideal para quem busca por um produto portátil, pois foi desenvolvida em um tamanho mais compacto e pode ser levada facilmente para qualquer lugar.
Nela encontram-se cerdas com revestimento de cerâmica, que contam com pontas protetoras e deslizam suavemente pelas mechas sem danificar os cabelos, e sua temperatura máxima é de 220ºC.
Essa opção é desenvolvida com a tecnologia Nano Silver, que possui ação bactericida e fungicida e impede a formação de microrganismos no couro cabeludo, e pode ser usada para alisar, modelar, dar brilho e diminuir o frizz.
Mais um diferencial é que esse modelo é bivolt e tem cabo giratório. Todavia, é preciso destacar que por ser menor o produto acaba não conseguindo alisar uma grande quantidade de cabelo ao mesmo tempo, sendo necessário separar mechas menores.
Quem considera isso um problema, pode apostar na escova alisadora Innova Nano da mesma marca que vamos falar a respeito a seguir.
- Tamanho ideal para viagens
- Atinge até 220ºC
- Cerdas de cerâmica com pontas protetoras
- Tecnologia Nano Silver
- É bivolt
- Não consegue alisar uma grande quantidade de cabelo ao mesmo tempo
Escova Alisadora Innova Nano Gama Italy
Muito similar ao produto acima, o diferencial dessa escova alisadora é que ela é mais completa e é produzida no tamanho tradicional, se tornando uma ótima escolha para quem tem uma maior quantidade de cabelo.
Esse modelo conta com cerdas feitas com revestimento cerâmico, que deslizam facilmente pelos fios sem danificá-los, e apresenta a tecnologia Thermal Plus, que protege o couro cabeludo de queimaduras.
A escova atinge uma temperatura máxima de 200°C, é bivolt e também tem a tecnologia Nano Silver, que evita a proliferação de fungos e bactérias.
O ponto negativo é que essa opção não atinge uma temperatura tão alta, o que é bom para madeixas mais sensíveis, porém ruim para fios grossos ou muito enrolados, visto que prejudica a sua performance nesses casos.
- Boa para quem tem bastante cabelo
- Cerdas com revestimento cerâmico
- Evita queimaduras no couro cabeludo
- Tecnologia Nano Silver
- Bivolt automático
- Não atinge uma temperatura tão alta
Critérios de Escolha: Escova Alisadora
As escovas alisadoras são o produto ideal para quem deseja manter os cabelos lisos e alinhados de forma prática e rápida no dia a dia.
Elas são fáceis de usar, se adaptam muito bem a todos os tipos de fio e ainda são vendidas a um valor acessível, apresentando um ótimo custo benefício.
No entanto, por mais que todos os modelos sejam parecidos à primeira vista, a verdade é que existem diversas diferenças entre as opções disponíveis para compra.
Por isso, nos tópicos abaixo vamos te explicar tudo o que deve ser analisado para adquirir a melhor escova alisadora conforme às suas necessidades.
Funcionamento
As escovas alisadoras podem ser do tipo simples, que apenas alisa os fios, ou do tipo secadora e alisadora, que possui função 2 em 1.
As que somente alisam são as mais baratas e indicadas para quem deseja apenas dar um toque final aos cabelos que estão secos, sendo bastante similares as chapinhas.
Por outro lado, as escovas secadoras e alisadoras contam com orifícios na sua estrutura por onde sai ar quente ou frio e são indicadas para fios úmidos ou molhados.
Elas conseguem secar e alisar as mechas simultaneamente e ganham muitos pontos no quesito praticidade. Entretanto, vale a pena saber que não conseguem substituir completamente os secadores de cabelo, visto que sua potência é menor.
Dessa forma, o mais indicado é utilizá-las nas madeixas úmidas, caso contrário poderá demorar um certo tempo até que o cabelo todo fique seco e liso.
Material
As escovas alisadoras são produzidas com placas que transmitem o calor e que são revestidas com diferentes materiais, sendo que os mais comuns são a cerâmica e a turmalina.
As de cerâmica são as mais comuns e possuem como vantagens distribuir o calor uniformemente e proteger os cabelos de qualquer dano.
Já as placas de turmalina também têm a função de proteger as mechas, mas conseguem selar as cutículas e emanam menos calor.
Temperatura
A temperatura máxima atingida pela escova alisadora está diretamente relacionada a sua capacidade de alisar os cabelos, por isso não deve deixar de ser analisada.
Quem possui fios lisos ou levemente ondulados não precisa se preocupar muito com isso e pode dar preferência para temperaturas mais baixas, como a de 180ºC.
Todavia, para madeixas onduladas ou cacheadas o ideal são as escovas que atingem temperaturas acima de 200ºC, caso contrário não conseguirá alcançar o resultado desejado tão facilmente.
Peso e design
A estrutura de uma escova alisadora interfere não somente na sua aparência, como também na ergonomia e facilidade de levá-la em viagens.
Sendo assim, o ideal é que o produto seja leve para evitar cansaço nos braços e mãos durante o seu manuseio e não tenha um tamanho muito grande.
Para conseguir ter uma boa aderência aos fios e alcançar até o couro cabeludo recomenda-se que esse item possua laterais arredondadas e seja mais estreito.
Além disso, é válido também avaliar o comprimento do cabo e se ele é giratório ou não, sendo que os giratórios e com comprimento acima de 1,80 metros são os mais práticos.
Potência
A potência é outra característica que está associada a performance da escova alisadora e faz a diferença principalmente nos modelos que secam e alisam.
As opções que apenas alisam podem apresentar uma potência de 25 a 60 watts, enquanto que as que também secam variam entre 900 e 1.200 watts, em média.
De um modo geral, quanto maior for a potência desse produto mais alta é a temperatura que ele irá atingir e mais eficiente será. Então, não deixe de checar essa informação.
Voltagem
As escovas alisadoras podem apresentar uma única voltagem (110 ou 220v) ou serem bivolt.
Os modelos de voltagem única possuem uma utilização mais limitada, visto que caso se vá para uma cidade com voltagem diferente não poderão ser utilizados. No entanto, isso não é algo que irá causar problemas caso deseje-se usá-lo apenas em um mesmo local.
Já os que são bivolt são os mais versáteis, pois podem ser ligados em qualquer tomada e são ideais para quem viaja bastante.
Diferenças entre a escova alisadora e a escova rotativa
É muito comum que as pessoas confundam as escovas alisadoras com as escovas rotativas e achem que esses dois itens são iguais. Porém, isso não é uma realidade.
Conforme te dissemos acima, as escovas alisadoras são indicadas basicamente para alisar e alinhar os fios e podem ou não conseguir secá-los também.
Já as escovas rotativas normalmente secam e alisam os cabelos e conseguem modelar as mechas, dando um visual parecido com o das escovas que são realizadas em salões de cabelereiro.
Além dessa diferença, a facilidade de uso desses dois produtos também não é igual. Isso porque as escovas alisadoras são muito simples de manusear e dificilmente ocorrem problemas durante a sua utilização.
Por outro lado, muitas pessoas têm dificuldades em alisar seus cabelos com as escovas rotativas, visto que facilmente pode acontecer das mechas enrolarem na sua base.
Diferenças entre a escova alisadora e a chapinha
Logo que as escovas alisadoras surgiram começaram os questionamentos a respeito das diferenças entre elas e as já tão comuns chapinhas.
A verdade é que por mais que ambos os produtos tenham finalidades parecidas, os resultados alcançados são distintos.
As chapinhas são responsáveis por deixar os cabelos com o tradicional efeito “chapado”, que é completamente liso e alinhado. Elas também podem ser usadas para criar ondas e cachos, substituindo os babyliss.
As escovas alisadoras, por sua vez, alisam os fios, mas promovem um efeito mais natural e não podem ser usadas para criar cachos.
Escova Alisadora: Qual a melhor?
Como você pôde conferir na seleção do nosso time de experts, existem muitas escovas alisadoras eficientes e de ótima qualidade. Todavia, a que foi classificada como a melhor é a Escova Alisadora e Secadora Soft Brush Philco.
Essa opção conta com uma potência de 1.200 watts e apresenta a tecnologia de íons negativos de turmalina, que atuam reduzindo o frizz, fecham as cutículas, dão maciez e brilho e ainda mantém a umidade natural dos cabelos.
Ela oferece 2 velocidades de funcionamento e 3 variações de temperatura, atingindo um calor máximo de 230ºC, e possui cerdas de pontas emborrachadas, que garantem um maior conforto e segurança durante o seu uso.
Outro ponto positivo é que o produto vem com um cordão elétrico giratório de 1,8 metros, que promove uma ampla liberdade de movimentação ao usuário.
Melhor Escova Alisadora custo benefício
Um grande ponto positivo das escovas alisadoras é que elas não costumam custar caro. Porém, algumas opções são mais baratas do que outras e a Mondial Golden Rose EA-02 foi eleita a melhor em custo benefício pelos nossos especialistas.
Esse modelo apresenta uma faixa de temperatura de 80 a 230ºC e é produzido com base de cerâmica e tecnologia de íons que turmalina. Graças a isso, deixa os fios lisos, brilhantes e macios.
Ele possui cerdas com molas, que deslizam de forma suave pelas mechas, vem com controle de temperatura e ainda conta com um display digital.
O produto é bivolt automático, tem cabo giratório em 360º e ainda acompanha uma nécessaire térmica, que permite o seu armazenamento e transporte facilmente.
Dessa forma, a melhor escova alisadora é a Mondial Golden Rose EA-02.
Dica extra: Cuidados com a Escova Alisadora
Por mais que a escova alisadora seja uma ferramenta segura e que possui uma série de recursos para não danificar os fios, é fundamental usá-la com cautela.
Com isso, sempre antes de expor os cabelos ao calor recomenda-se a aplicação de um protetor térmico.
Caso o produto que você adquiriu apenas alise, jamais o utilize com os fios úmidos ou molhados, pois isso poderá acabar prejudicando a fibra capilar. Também é preciso manusear a escova com cuidado para não se queimar.
Deste modo, se estiver quente não aproxime as mãos das cerdas ou da sua base para evitar queimaduras e logo após o uso a desligue da tomada.
Vantagens de ter uma Escova Alisadora
Muitas mulheres são verdadeiras fãs das escovas alisadoras e isso não é à toa. A verdade é que esse produto apresenta uma série de vantagens e a praticidade é uma das principais.
Com ele é possível alisar e alinhar os fios de forma rápida e sem dificuldades, visto que o seu manuseio é bastante simples.
Outro ponto positivo é que o efeito conquistado com as escovas alisadoras é mais natural e, por mais que o volume seja diminuído, os cabelos ainda se mantêm com movimento e modelados.
Esse produto também possui um valor bacana e muitos modelos são bivolt, sendo possível usá-los em qualquer lugar!
Marisa é consultora de Beleza da Mary Kay onde tem mais de 10 anos de experiencia na área, ajudando mulheres de todo o Brasil a se cuidar e se sentir melhor. Já participou de palestras e eventos além de possuir publicações na Revista Glamour e Cláudia.